O Ministério da Agricultura, Florestas e Piscicultura-MAFF anunciou que até esta quarta-feira (11) os prejuízos estimados no setor chegam a 7,3 bilhões de ienes. O motivo é a chuva intermitente e intensa, histórica, em ampla área do país, desde dia 5 deste mês.
No setor agrícola relacionado à produção de arroz e verduras, os danos foram de cerca de 170 milhões de ienes. No setor da piscicultura e nas instalações pesqueiras o prejuízo é estimado em 150 milhões de ienes.
Com os danos nas estradas florestais e também nas florestas os prejuízos somam 5,93 bilhões de ienes.
Impacto no preço das verduras e pescados
Como a prioridade do governo é a vida humana, esses levantamentos do ministério poderão sofrer alterações, aumentando os valores dos prejuízos. Houve colapso de 7 reservatórios de água, os quais requerem levantamento de campo e análise.
Segundo o ministério, “há possibilidade do aumento dos preços das verduras”. O motivo é que as vias expressas e rodovias ficaram interrompidas para o tráfego dificultando a logística.
Por outro lado, “a principal região produtora não foi danificada. Estimamos que os preços não tenham aumento significativo”, declarou.
Fontes: JNN e Nikkan Sports
Fotos: Pixabay e Doctors