A Croácia enfrentou sua terceira prorrogação seguida e eliminou a Inglaterra com um gol salvador de Mandzukic, em virada na prorrogação. O placar foi de 2 a 1 para a Croácia.
Os croatas vão para a primeira final de Copa do Mundo da sua história após uma partida de altos e baixos.
Foram dominados no primeiro tempo por uma Inglaterra que marcou um gol cedo, aos 5 minutos, mas se acomodou com o resultado e perdeu boas chances de ampliar. No segundo tempo, a Croácia apareceu, fazendo a melhor performance desde a fase de grupos.
A Croácia correu e lutou. Mesmo quando o ataque parecia nulo, com Rebic e Mandzukic errando tudo que tentavam, a defesa foi sólida na maior parte do tempo. Quando funcionou, o ataque teve a colaboração fundamental do lateral Vrsaljko e do meia Perisic.
O artilheiro inglês Harry Kane foi discreto. Desperdiçou as poucas chances que teve e jogou recuado, buscando o jogo no meio campo na maior parte do tempo. A Inglaterra cai em uma semifinal de Copa do Mundo novamente, após 28 anos.
Após o apito final de um jogo tenso, a Croácia pode comemorar a primeira final de Copa da história.
Croatas e franceses se enfrentam na final na segunda-feira (16), à meia-noite. A decisão do terceiro lugar, entre Bélgica e Inglaterra será no sábado (14), às 23h. Ambos horários do Japão.
Fonte: Agência Brasil Imagem: NHK