Explicando de forma simples a hiponatremia é um transtorno metabólico causado pelo baixo nível de sódio no sangue.
O sódio é um eletrólito para auxiliar na regulação da quantidade de água dentro e em torno das células. Assim mantém a estabilidade da pressão sanguínea. Sem o sódio nem os músculos nem os nervos funcionam direito.
Ele não é produzido pelo organismo. É obtido por meio da alimentação. Há uma infinidade de produtos alimentícios e bebidas que surgem no verão do Japão. São balas, doces, bebidas e outros, contendo sal no produto. Eles têm uma função: prevenção à hiponatremia.
Sintomas da hiponatremia
- Câimbras
- Tontura
- Náuseas e vômitos
- Confusão mental
- Fadiga muscular
- Inquietação
- Irritabilidade
- Fraqueza
Quando o quadro se agrava pode levar o paciente ao coma e até à morte. Para saber se está com quadro só médico pode avaliar, através de exame de urina.
Há várias tipos de hiponatremia, especialmente os pacientes de determinadas doenças relacionadas com o coração, rins, fígado, além de pessoas da terceira idade e mulheres na menopausa.
Uma delas, a hiponatremia hipovolêmica ocorre quando o corpo perde água e sódio, mas os níveis de perda de sódio são maiores que os de água. Nesse caso, procure ir ao hospital.
Prevenção
No verão há como prevenir esse transtorno que não pode ser subestimado. Pessoas que estão em ambiente com ar-condicionado, seja nos momentos pessoais ou no trabalho, que não transpiram não precisam se prevenir contra esse transtorno, a não ser que já tenha um outro quadro de doença.
Em geral, pessoas expostas ao calor intenso, seja praticando esportes, no lazer ou no trabalho, precisam de prevenção. Por isso, trabalhadores expostos ao sol como os da construção civil ou motoristas, ou aqueles cujo ambiente tem temperatura elevada, com solda e prensa, recebem da empresa bebidas isotônicas e balas salgadas para prevenção.
Uma das formas é evitar bebidas com cafeína, pois é diurética. Outra é ingerir água para hidratar o corpo, colocando uma pitada de sal. O ideal é procurar um de boa procedência, como os integrais marinhos ou do Himalaia por causa da grande quantidade de minerais.
Receita
Segundo a Otsuka Seiyaku, uma boa medida é de até 2g de sal para 1 litro de água. Isso é equivalente a meia colher de café. Esta água pode ser tomada ao longo do dia. Como o ideal é tomar 2 litros de água, o outro 1 litro pode ser da água sem o sal. Atenção: essa medida é válida somente para adultos. Bebês e crianças devem tomar leite materno ou água.
A dica é preparar água saborizada com limão, hortelã ou frutas vermelhas e acrescentar essa medida indicada. A água vai ficar mais saborosa, o corpo ficará hidratado e fará a prevenção.
Se não abre mão do cafezinho ou dos chás que contém cafeína, acrescente uma pitadinha de sal. Não fica ruim, ao contrário, acentua o sabor do café.
A outra recomendação é tomar cuidado com o excesso de ingestão de sal no verão, pois quem é hipertenso poderá ter problemas de elevação da pressão arterial. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão recomenda a quantidade de até 8g de sal para os homens e até 7g para as mulheres.
Em caso de dúvida convém procurar um médico para exame.
Compartilhe esta matéria com os amigos.
Fontes: Otsuka, Nikkei Style e KenKen