Porto de Yokohama e praia de Chichijima nas Ilhas Ogasawara (Pref. Yokohama e Flickr)
O feriado Dia do Mar não é uma data só para comemorar a abertura da temporada de praias. Foi estabelecido em 20 de julho pela Lei de Feriados do Japão. No entanto, desde 2015 foi movido para a 3.ª segunda-feira do mês, por causa do sistema Happy Monday. Na tradução ao pé da letra, algo como segunda-feira feliz.
Publicidade
Em 2020, ele será comemorado em data transferida para 23 de julho por causa das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio.
Apesar do fato de ser um projeto nacional, mudar a data em circunstâncias ocasionais pode não prejudicar o propósito original dos feriados.
A indústria do turismo é que se preocupa com a fixação dos feriados, pois se houver redução dos feriadões, há um impacto no segmento.
Por que Dia do Mar em 20 de julho
Para o Japão, país formado por um grande arquipélago, o mar tem um significado especial.
Há um movimento para que esses feriados relacionados à natureza sejam preservados. Os motivos são para refletir sobre os benefícios do mar e agradecer por tudo que ele proporciona.
A data foi instituída para lembrar um fato histórico. Em 1876, o Imperador da Era Meiji regressou ao Porto de Yokohama, depois das visitas à região Tohoku.
Em 1875 a questão das Ilhas Ogasawara foi resolvida entre Japão e Reino Unido. Como o navio japonês chegou primeiro do que o inglês, as ilhas passaram a pertencer ao Japão. A área de Ogasawara é responsável por cerca de 30% da zona econômica exclusiva do Japão-ZEE.
Por essas e outras razões o Dia do Mar é uma data importante para fazer associação com a história.
Países que têm um dia do mar e feriados como o Japão são raros. No entanto, o Japão é uma nação marítima. Os oceanos têm um significado profundo para o país.
Fonte: Sankei
Fotos: Pref. Yokohama e Flickr