De leste a oeste do Japão, um forte anticiclone cobre o arquipélago, causa do constante aumento da temperatura, informou a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ na tarde desta quarta-feira (18).
É uma onda de calor tão forte que coloca a vida das pessoas em risco. Termômetros de diversas cidades registraram temperatura acima de 40℃.
É incomum o termômetro marcar acima de 40℃. A última vez foi pontual, em Shimanto (Kochi), em 13 de agosto de 2013, com exatos 40℃.
O Corpo de Bombeiros de Tóquio informou que somente na terça-feira atendeu 2,9 mil casos de hipertermia. Foi um número histórico desde que iniciou o serviço de atendimento de emergência com ambulâncias, em 1936.
Calor incomum acima de 37℃
Às 14h30 duas cidades de Gifu tiveram registros excepcionais, sendo em Tajimi de 40,7℃ e Minokamo de 40,6℃.
Em outras localidades, como na província de Aichi, Toyota registrou 39,7℃ e Nagoia 39,2℃. Em Quioto (província homônima) foi de 39,1℃. Outro registro de 38,4℃ em Kumagaya (Saitama) e Tatebayashi (Gunma). Em Ome (Tóquio) e Takahashi (Okayama) os registros foram de 37,8℃.
A AMJ alerta para os cuidados com a hipertermia, procurando se abrigar em locais frescos na medida do possível. Se puder, recomenda evitar a prática desportiva ao ar livre. Além disso, lembrar-se de hidratar o corpo mesmo não sentindo sede.
Nas províncias marcadas em amarelo a AMJ recomenda para os cuidados com repentina chuva no final da tarde ou de noite, podendo ter raios.
Fontes: AMJ, NHK e JNN
Fotos: Wikimedia e JMA