O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão anunciou na sexta-feira (20) expectativa média de vida dos japoneses do ano passado. Informou que as médias são históricas no país, com 81,09 anos para os homens e 87,26 para as mulheres.
O governo analisa que há dois fatores para esse aumento de longevidade. O primeiro é que as 3 doenças, principais causas de morte, como câncer, cardíacas e cerebrovasculares estão em declínio. Atribui ao avanço da medicina e, como segundo fator, o aumento da consciência sobre a saúde por parte da população.
Em comparação aos demais países, Hong Kong tem as maiores médias, tanto para a população masculina quanto feminina. As japonesas garantiram o segundo lugar e os homens nipônicos em terceiro, perdendo para os suíços, com média de 81,5%.
Em 1947, no pós-guerra, a média para os homens era de 50,06 anos e 53,96 para as mulheres. Elas deram um salto de 161% em 70 anos.
No Brasil o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou em agosto de 2017 a expectativa média de vida para o brasileiro de 75,2 anos. Os homens têm expectativa média de 71,6 anos enquanto as mulheres, de 78,8.
Fontes: Nikkei, Sankei, JNN e ANN
Foto: ANN