A empresa norte-americana Uber, prestadora de serviço de transporte urbano através de app, está presente em 65 países, entre eles o Brasil. No entanto, no Japão encontra dificuldade para iniciar as operações. A associação dos taxistas se rebelou contra a entrada do Uber.
Mas a companhia norte-americana conseguiu uma brecha e iniciou atividade de forma experimental, no domingo (22), em Hyogo.
Em Awajishima, onde não há outro meio de transporte senão os carros, as 9 companhias de táxi resolveram facilitar a entrada desde que o Uber use seus 40 carros.
Houve até corte de fita na cerimônia para início do serviço, em fase experimental até março do ano que vem.
Para o usuário de táxi o app Uber é prático, pois fica fácil localizar um motorista. Para quem tem carro e tempo disponível pode transportar pessoas e faturar um dinheiro extra, mesmo não tendo licença para táxi. E as tarifas devem ser pagas com cartão de crédito. Por não precisar lidar com dinheiro em espécie, tornou-se famoso no exterior, também pela praticidade.
Há um movimento pedindo a mudança na lei a fim de permitir que motoristas de carros particulares possam efetuar o transporte de pessoas.
Fonte e foto: ANN