Imagens de satélite indicam que a Coreia do Norte começou a desmontar importantes instalações em um local usado para desenvolver motores para mísseis balísticos, em um primeiro passo para cumprir uma promessa feita ao presidente Donald Trump durante uma reunião em junho, disse na segunda-feira (23) uma organização com sede em Washington.
Imagens de 20 e 22 de julho mostraram trabalho na Unidade de Lançamento de Satélite Sohae para desmontar um prédio usado para montar veículos lançadores espaciais e uma adjacente estrutura de teste para motor de foguete usada para desenvolver motores de combustível líquido para mísseis balísticos e veículos lançadores espaciais, disse a organização 38 North.
Trump disse em uma conferência de imprensa após sua reunião sem precedentes realizada em 12 de junho com Kim-Jong um que o líder norte-coreano havia prometido destruir em breve um local de testes de motores para mísseis.
Donald Trump não identificou o local, mas uma autoridade dos EUA disse posteriormente à Reuters que se tratava de Sohae.
Autoridades dos EUA disseram repetidamente que a Coreia do Norte se comprometeu a abandonar seu programa de armas nucleares que agora ameaçam o país, mas Pyongyang não ofereceu quaisquer detalhes cobre como procederia.
Fonte: Agência Reuters Imagens: Banco de imagens, 38 North