Dois institutos de pesquisa japoneses disseram em 21 de julho que tiveram êxito ao usar inteligência artificial (IA) para identificar, com alta precisão, estágio inicial de câncer de estômago, divulgou a Kyodo.
De acordo com a Riken e o Centro Nacional do Câncer, a IA levou apenas 0.004 segundo para julgar se uma imagem endoscópica mostrava câncer nos estágios iniciais ou tecidos de estômago normais.
A IA detectou corretamente a doença em 80% das imagens de câncer, enquanto o índice de precisão foi de 95% ao julgar corretamente o tecido normal.
As taxas de precisão foram tão altas quanto àquelas de médicos veteranos, disse o instituto, salientando que eles colocarão a IA em uso prático como dispositivo de apoio aos profissionais da saúde para fazer diagnósticos.
O câncer de estômago causa poucos sintomas e é geralmente descoberto somente após seguir para um estágio avançado. Quando está no estágio inicial, distinguir o câncer de uma inflamação é difícil até para um médico especialista.
Uma equipe de pesquisadores nos institutos preparou 100 imagens endoscópicas de câncer de estômago no estágio inicial e 100 imagens de tecidos de estômago normal para testar como a IA localiza o câncer, através de um método conhecido como “deep learning” (aprendizagem profunda).
Fonte: Mainichi, Kyodo Imagem: Banco de imagens