Os trabalhadores se atrasaram para escapar, gerando um alto número de vítimas, inclusive 5 fatais. Estima-se que cerca de 40 pessoas tenham se ferido no incêndio.
Um incêndio se transformou em tragédia por causa da demora dos trabalhadores em encontrar locais para escapar (ANN)
Na quinta-feira (26) um incêndio de grande proporção assustou a população vizinha, em Tama (Tóquio). Ele se transformou em tragédia pelo número de trabalhadores que teve dificuldade para fugir do local. Foram 5 vítimas fatais e cerca de 40 feridos, segundo apurou a NHK nesta sexta-feira (27).
Publicidade
A polícia investiga o caso como suspeita de negligência profissional na obra. Havia 321 trabalhadores na construção, de diversas habilidades diferentes, em 3 andares do subsolo e 3 acima do solo.
Segundo o Departamento de Polícia Metropolitana, trabalhadores do terceiro andar subterrâneo estavam cortando estruturas de aço com maçarico a gás. A chama teria passado para os materiais de isolamento de uretano, a causa do incêndio.
Imediatamente após o início do incêndio houve rompimento do cabo de fornecimento de energia do prédio em construção, o que causou apagão. Com isso, o sistema de alarme não funcionou e muitos dos trabalhadores demoraram para perceber o fogo e escapar do local. Também não podiam ver as sinalizações das saídas de emergência por causa do apagão.
“Quando percebemos o fogo o terceiro andar do subsolo estava na escuridão e não enxergamos nada com a fumaça”, relatou um dos trabalhadores.
O Departamento de Polícia Metropolitana suspeita que houve problema na condução do socorro por causa do apagão. Avalia se irá considerar isso como negligência profissional na obra.
Foram deslocadas 60 unidades do Corpo de Bombeiros e as atividades ficaram centradas no resgate das vítimas e combate às chamas.
Fontes: ANN e NHK
Fotos: ANN