De acordo com informações da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ o tufão número 12 segue um curso incomum em direção à região de Chugoku. Às 8h de domingo (29) estava sobre Okayama, depois de ter feito estragos em Kanto, Aichi e Mie. Prossegue o percurso a uma velocidade de 35Km/h.
Foram constatadas fortes rajadas de vento. Depois das 3h, em Quioto, chegaram a 29m/s e no Aeroporto de Tottori, às 7h20, eram de 21,6m/s.
Como o tufão está reduzindo a velocidade no oeste do Japão as chuvas continuarão por mais tempo, prevê a AMJ. Como faz um percurso incomum para o oeste, as experiências anteriores podem não se aplicar a ele.
Chuvas torrenciais
Há previsão de chuvas torrenciais para as regiões de Kinki e Shikoku, com pancadas de 70 a 80mm/h, até segunda-feira (30) de manhã.
Índice pluviométrico esperado em 24h até segunda-feira:
- 250mm em Shikoku e norte de Kyushu
- 200mm em Chugoku e sul de Kyushu
- 150mm em Kinki e Tokai
- 100mm em Kanto-Koshin
A chuva deve continuar durante as 24 horas de segunda para terça-feira.
- 100 a 200mm em Shikoku e norte de Kyushu
- 100 a 150mm em Tokai e sul de Kyushu
- 50 a 100mm em Kinki
Rajadas de vento
As fortes rajadas de vento continuarão e deverão provocar ondas altas, de até 6 metros, como ocorreu em Kanagawa. A AMJ chama à atenção para a região costeira, evitando-a. Vento com velocidade de 30m/s equivale a 108Km/h.
- 30m/s em Chugoku e Kinki
- 25m/s em Shikoku e norte de Kyushu
- 20m/s em Tokai
Recomendações da AMJ
Nas áreas onde o tufão se aproxima a recomendação é buscar abrigo antes que a situação piore, seguindo as instruções das autoridades locais. Especialmente as regiões já afetadas anteriormente pela chuva torrencial deste mês, a atenção deve ser redobrada. Nessas localidades o solo pode estar instável, por isso, a AMJ avisa para se afastar das margens dos rios e das encostas das montanhas.
Além de tudo isso a AMJ informa que a atmosfera continua instável em ampla área, podendo ocorrer tornados e raios.
Fontes: AMJ e NHK
Imagem: NHK