Tempestades severas forçaram o nadador francês de longa distância Ben Lecomte a suspender sua tentativa de se tornar a primeira pessoa a cruzar o Oceano Pacífico a nado.
Ben Lecomte e o iate que o acompanha retornaram a um porto em Yokohama (Kanagawa) para aguardar o tempo melhorar, disse sua equipe na quarta-feira (1º) em uma resposta por email às perguntas.
O nadador de 51 anos completou cerca de 800Km da jornada de 8.000Km até São Francisco nos EUA desde que partiu de Choshi, uma cidade na costa japonesa, há cerca de dois meses.
A previsão era de que a jornada duraria de seis a oito meses com Lecomte nadando cerca de 8 horas por dia.
“Não há nada que eu possa mudar em relação ao clima”, disse ele citado em uma postagem online da Seeker, um veículo de mídia digital com sede em São Francisco que está documentando sua façanha.
O nado foi suspenso em 27 de julho. Quando o tempo melhorar, sua equipe planeja retornar para onde Lecomte parou para que ele possa retomar a aventura.
A temporada de tufões está em curso no Pacífico e três grandes estavam convergindo o iate de 20 metros. Um deles, o Jongdari, atingiu o Japão na semana passada.
Lecomte, que nasceu na França e vive no Texas, está abismado com o volume de plástico e outros tipos de lixo que ele encontrou, disse uma nota de imprensa divulgada pela Seeker. Uma das metas do nado é aumentar a conscientização ambiental sobre os oceanos.
Assista ao vídeo da futura jornada de Lecomte:
Fonte: Japan Today, AP Imagem: Seeker