O Aeroporto Internacional de Kansai, localizado na cidade de Izumisano (Osaka), oferecerá canetas esferográficas, bloco de notas e outros pequenos presentes a viajantes que entregarem suas malas velhas – que não querem mais – ao invés de simplesmente as largarem em qualquer lugar no aeroporto.
O serviço gratuito terá início em 6 de agosto com a meta de reduzir as montanhas de malas abandonadas que levaram a problemas em relação a espaço e segurança no aeroporto, de acordo com a Kansai Airports, operadora do complexo aeroportuário.
Muitos do crescente número de turistas estrangeiros estão comprando malas novas no Japão e descartando suas antigas perto de latas de lixo e em outras áreas do aeroporto. Algumas vezes, mais de 10 malas foram encontradas em um único dia.
O problema atraiu atenção há cerca de um ano.
Sob o novo serviço, em balcões de verificação de bagagem no saguão de partida para voos internacionais, os passageiros concordam em abrir mão da propriedade de sua mala velha. O aeroporto ganhará a posse das malas e as revenderá através de distribuidores.
De acordo com o aeroporto, sob o sistema atual, uma mala descartada que não está consideravelmente danificada é tratada como propriedade perdida.
Após manter as malas por vários dias, o aeroporto as entrega para a unidade da polícia do Aeroporto de Kansai.
Os procedimentos necessários exigem muito tempo e esforço. E o aeroporto tem escassez de espaço para armazenar as malas abandonadas.
Além disso, todas as malas descartadas devem ser verificadas para ter certeza que não há itens perigosos dentro delas.
O aeroporto vai preparar cartazes multilíngues para disseminar o novo serviço.
Fonte e imagem: Asahi