No verão costuma aparecer a herpangina, doença que atinge principalmente bebês e crianças. Os principais sintomas são febre alta, aftas na boca e na faringe, dor de garganta e, ocasionalmente, aparecem pequenas bolhas nas mãos e pés.
A febre é repentina e alta e podem surgir ínguas na região do pescoço. A recomendação é procurar logo uma clínica ou hospital para tratar a criança.
Surto de herpangina
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, no período de uma semana, a contar de 22 do mês passado, foram registrados critérios superiores a 6 pacientes por instituição, média considerada alta. Das cerca de 3 mil instituições médicas pesquisadas as províncias que apresentaram alto índice foram Shizuoka, com 7,48 pacientes por instituição; Yamagata com 8,33 e Niigata com 6,63.
“Gripes de verão”
Outra doença igualmente considerada “gripe de verão” (夏かぜ, lê-se natsu kaze) é a da mão-pé-e-boca. Vem aumentando consideravelmente desde maio.
As recomendações para não se contagiar são:
- Lavar bem as mãos, sempre
- Não compartilhar o uso de toalhas para secar as mãos
- Cuidado com os espirros de salivas
- Cuidado com as fezes, as quais são agentes transmissores. Por isso, depois de trocar a fralda do bebê, lavar bem as mãos e passar um álcool
O instituto explica que não se trata de epidemia, se comparado ao ano anterior. Mas como há um aumento de pacientes recomenda cuidados onde há concentração de crianças para evitar o contágio.
Fonte: NHK Fotos: Pixabay