Um homem e uma mulher de aproximadamente 80 anos de idade foram encontrados mortos no apartamento onde viviam em Tóquio na manhã deste domingo (5). Acredita-se que eles tenham morrido em decorrência de hipertermia.
Um trabalhador voluntário da área do bem-estar havia suspeitado que algo estava errado e entrou em contato com a polícia.
As autoridades disseram que os dois idosos morreram alguns dias atrás e que o aparelho de ar-condicionado e o ventilador no quarto estavam desligados.
As temperaturas subiram nas áreas leste e oeste do Japão no domingo. As máximas diurnas chegaram aos 39,9ºC em Nagoia (Aichi), 39,7ºC em Gujo (Gifu) e 39,5ºC em Quioto (província homônima).
Por causa da contínua onda de calor, muitas pessoas em todo o país já foram encaminhadas a hospitais com sintomas de hipertermia. Várias mortes foram relatadas.
As autoridades da saúde pedem às pessoas que usem o ar-condicionado para deixar os ambientes frescos e tomem água frequentemente para manter a hidratação. Eles salientam que exercícios físicos durante o dia devem ser evitados.
Fonte e imagem: NHK