As temperaturas continuam altas por vários dias consecutivos. Às 14h de segunda-feira (6) a cidade de Gero (Gifu) registrou 41ºC no bairro de Kanayama. Foi a maior registrada na história.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ alerta para o ‘calor perigoso’. As altas temperaturas tornam-se um risco à saúde.
Em Nagoia (Aichi), no mesmo horário o registro foi de 39,4ºC. A capital vem sofrendo com a onda de calor por 8 dias consecutivos.
Os termômetros marcaram 38,4ºC em Koshu (Yamanashi), 37,3ºC em Hiroshima (província homônima) e Kurume (Fukuoka), 37ºC em Okayama (província homônima) e em Osaka 36,5ºC. Em Tóquio foi de 35,8ºC.
Todos os dias, o calor que coloca a vida em risco tem sido persistente em ampla área no país. Apresentando sintomas de insolação, todos os dias centenas de pessoas têm sido atendidas pelas ambulâncias. E não são poucos os casos de morte por hipertermia.
Especialmente na área de desastre da chuva torrencial do mês passado os riscos aumentam por causa da mudança ambiental da população e também por causa do estresse.
A recomendação é de cuidados para evitar o pior.
Fontes: AMJ, Tokai TV e NHK
Foto: CBC TV