Preço médio da gasolina regular situou-se a 152,1 ienes por litro, a contar de 30 de julho (imagem ilustrativa)
Os preços da gasolina permanecem altos no Japão em função do crescente valor do petróleo bruto, que reflete principalmente as tensões no Oriente Médio, atingindo os consumidores em meio ao feriado prolongado de verão.
Publicidade
De acordo com o Centro de Informações do Petróleo, o preço médio da gasolina regular no país situou-se a 152,1 ienes por litro, a contar de 30 de julho, 20 ienes a mais em comparação há um ano e continuando em torno de altas vistas há cerca de 3 anos e 7 meses antes.
Um homem de 30 anos em Yokohama (Kanagawa), geralmente faz uma viagem de volta à cidade onde nasceu, em Osaka, de carro todo verão.
“Planejo usar o trem-bala neste ano”, disse ele, frisando no entanto que os preços mais altos do combustível o fizeram desistir de uma viagem de carro.
Uma mulher de aproximadamente 50 anos na cidade de Toyama disse que também está preocupada com o preço mais alto da gasolina. “Quero usar o carro em meio ao calor intenso, mas estou tentando não ir para muito longe”.
De acordo com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria, nenhuma grande mudança nas vendas de gasolina foi observada até o momento.
Mesmo assim, desde o final de maio, o preço médio da gasolina regular tem estado acima de 150 ienes, o que pode motivar os motoristas a evitarem dirigir mais que o necessário.
“Muitas pessoas podem deixar de usar carros e começar a usar os serviços de transporte público para ir trabalhar e viajar”, disse um representante do Centro de Informação do Petróleo.
“Uma queda rápida nos preços do petróleo bruto é improvável”, visto que as tensões entre países produtores, incluindo as sanções dos EUA sobre o Irã e a crise política na Venezuela, poderão seguir elevadas, disse um representante da indústria, indicando que os preços da gasolina continuarão altos por enquanto.
Fonte: Jiji
Banco de imagens