A onda de calor que chega a ser perigosa para a saúde tem se prolongado nas cidades da região Tokai. Igualmente as chamadas noites tropicais vêm afligindo a população em ampla área no Japão.
Até mesmo Tajimi (Gifu), considerada a cidade mais quente do Japão, vem amargando com temperaturas nunca registradas.
Mas, as que bateram recorde de noites tropicais contínuas, chamadas de 熱帯夜, lê-se nettaiya, são Nagoia (Aichi) e Gifu (província homônima).
Até quinta-feira (9) Gifu completou 30 dias consecutivos de noites perigosas para a saúde. Já em Nagoia foram 29 dias contínuos.
Noites supertropicais
O que significam esses números? As estatísticas mostram que desde 1881 não havia esse dado na história de Gifu. O máximo até então foi no verão de 1994, com 28 dias consecutivos.
No mesmo ano Nagoia teve 20 noites tropicais, mas os 29 dias, são históricos, desde 1890 quando começaram as coletas de dados.
Noites tropicais se referem a temperaturas acima de 25ºC de noite, colocando em risco a vida das pessoas. Ocorre um aumento potencial de hipertermia na hora do sono, se não ligar o aparelho de ar-condicionado. E não foram poucas as noites com termômetros marcando 30 ou 31ºC. Nesse caso são chamadas de noites supertropicais.
A notícia complementar é da previsão de que essas noites tropicais continuem por mais uma semana em várias cidades da região Tokai.
Fontes: Asahi e FNN Fotos: Flickr e FNN