Na província de Hokkaido, ursos pardos têm atacado cães de estimação e cabras domésticas na cidade de Rausu, e apareceram em áreas residenciais em busca de restos de alimentos no vilarejo de Shimamaki.
De acordo com funcionários do governo de Rausu, um pescador de 47 anos viu um urso pardo quando estava enterrando o corpo de seu cão de estimação no terreno de sua casa na cidade na tarde de 1º de agosto. Ele também descobriu que outro de seus cães havia sido morto e deixado em uma área próxima.
Na manhã de 23 de julho, uma cabra que havia sido amarrada desapareceu e vestígios de que ela havia sido puxada foram deixados no terreno da casa de um produtor de laticínios de 38 anos em Rausu. Posteriormente, uma outra cabra que também estava amarrada foi encontrada em segurança após ter fugido do perigo.
Entretanto, de acordo com a unidade de Suttsu da polícia da província de Hokkaido e outras autoridades, um urso pardo apareceu em uma área residencial no terreno de uma casa em Shimamaki na noite de 9 de agosto. O animal não mostrou sinais de que ia deixar o local, apesar de funcionário públicos locais terem usado holofotes para espantá-lo. O urso finalmente voltou para a floresta após bombinhas terem sido lançadas nas proximidades.
O vilarejo e a polícia local, consequentemente, aumentaram as medidas para lidar com os ursos pardos, levando em consideração que eles têm demonstrado menos medo das pessoas.
Fonte: Mainichi Imagem: FNN