O Período Heisei, desde 8 de janeiro de 1989, é uma era de muitos booms no Japão. Ente eles ‘ganguro’, Tamagochi, novelas sul-coreanas, meias das colegiais, discos como Velfarre, entre outros.
Por volta de 1998 do famoso point chamado Shibuya explodiram as famosas ‘ganguro’. Eram meninas maquiadas com rosto bem escuro, branco para salientar a altura do nariz e olhos redesenhados. Perucas coloridas, vestes de cores alegres, elas criaram uma onda que só existiu no Japão.
Pois essas ‘ganguro’ – 顔黒 – estão de volta! Não como tendência ou boom, mas como cultura a ser preservada.
Na verdade, muitas mulheres nascidas nessa era eram crianças pequenas quando as mulheres dos ‘rostos escuros’ desfilavam pelas ruas e saíam em todas as mídias.
‘Ganguro’: onde se transformar?
São elas que recriaram essa onda para experimentar o que adorariam ter feito, mas não podiam.
Para se transformar em uma autêntica da época pagam 6,5 mil ienes. Também podem optar por essa transformação mais o tour em Shibuya. Aí se desembolsa 8,5 mil ienes.
Uma equipe de maquiadores prepara o rosto e a produção. Vale a pena esperar pelos 60 minutos de make up. Saem de lá tais quais as colegiais desfilavam pela capital.
No final do Período Heisei há algumas outras tendências: procurar se casar ainda este ano, aprender algo novo para começar bem a nova era ou encerrar este com algo que deseja muito.
E você, tem algo que deseja fazer antes do final desta era?
Fonte: ANN
Fotos: Twitterism