A Don Quijote Holdings Co disse que estaria interessada em comprar a Seiyu GK da Walmart Inc se a gigante varejista dos EUA colocar a rede de supermercados japonesa à venda, enquanto ela expande sua presença no mercado doméstico.
“Estou interessado se (a Walmart) está realmente falando sério em vender”, disse Koji Ohara, diretor executivo da Don Quijote, durante um fórum de estratégia de negócios realizado em Tóquio na segunda-feira (13).
“Depende do conteúdo, mas se ela estiver vendendo gostaria de examinar cuidadosamente (as condições)”.
Isso ocorre após o site do jornal diário de negócios Nikkei ter divulgado no mês passado que a gigante varejista dos EUA estava querendo vender sua unidade japonesa.
A Walmart tem se esforçado para replicar o sucesso de seu modelo de preço baixo com a Seiyu, que tem mais de 300 lojas, e uma venda marcaria sua mais recente saída de um mercado de crescimento fraco para reorganizar seus negócios no exterior e investir em locais como a China e a Índia.
Um porta-voz da Walmart, no entanto, disse que a varejista não decidiu vender a Seiyu, não está em discussões com potenciais compradores e está continuando a desenvolver o negócio, reiterando o que a empresa havia dito após a reportagem do Nikkei.
Na semana passada, a Don Quijote registrou seu 29º ano consecutivo de vendas e crescimento dos lucros. A rede almeja 500 lojas no Japão até 2020, a partir das atuais 420, mas tem se deparado com dificuldades para encontrar locais em algumas áreas.
Fonte: Agência Reuters, Japan Times Banco de imagens