A lente de contato estava intacta quando foi descoberta, mas rachou durante a remoção (BMJ Case Reports via CNN)
Imagine ir ao oftalmologista porque sua pálpebra superior está inchada e dolorida. O médico diz a você que é um cisto e faz uma operação. Dentro da bolha, o cirurgião encontra uma lente de contato, do tipo permeável ao gás e rígida.
Publicidade
Mas você não tem usado tal tipo de lente de contato há 28 anos.
Isso foi o que aconteceu com uma britânica de 42 anos, de acordo com um relatório recentemente publicado no jornal BMJ Case Reports.
A lente encapsulada pode ser vista em uma MRI (BMJ Case Reports via CNN)
Começando com um caroço do tamanho de uma ervilha bem abaixo de sua sobrancelha esquerda, o cisto cresceu ao longo de um período de seis meses até ficar visível em uma imagem por ressonância magnética (MRI). Além de inchaço e dor quando tocada, sua pálpebra esquerda ficou torta.
Quando os cirurgiões descobriram a lente de contato rígida ela estava intacta e parecia que havia sido perfeitamente encapsulada pelo tecido. No processo de removê-la, a lente estava rachada e lascada.
A mulher ficou perplexa. Então sua mãe lembrou de um acidente a quando a filha tinha 14 anos.
Enquanto praticava badminton, ela foi atingida no olho esquerdo por uma peteca.
Ela usava lentes de contato rígidas na época e a que estava em seu olho esquerdo ferido nunca foi encontrada. Como o ferimento sarou rapidamente com muito cuidado, a família achou que a lente acabou saindo do olho dela e se perdido.
Ela nunca mais usou lentes de contato rígidas após o acidente.
Leve inchaço e um pouco de inclinação podem ser vistos no olho esquerdo da mulher (BMJ Case Reports via CNN)
Sinais de alerta de uma lente de contato presa no olho tipicamente incluem dor aguda ou que parece arranhar, ligeira sensibilidade e vermelhidão, mas a mulher não apresentou tais sintomas após o ferimento ocasionado pela peteca ter sarado.
Seus mais recentes problemas diminuíram após a lente traiçoeira ter sido removida.
Lentes permeáveis ao gás são feitas de plástico rígido e durável que transmite oxigênio e não devem ser confundidas com as populares “soft” ou as antigas “duras”.
Outro caso parecido
Embora perder uma lente de contato dentro da pálpebra seja uma ocorrência comum para a maioria das pessoas que as usam, menos de uma porção de casos foram relatados sobre o corpo encapsulando uma lente como objeto estranho.
Contudo, médicos encontraram 27 lentes de contato do tipo soft no olho de outra britânica no ano passado. O caso também foi relatado no BMJ Case Reports.
Os médicos descobriram uma porção de 17 lentes descartáveis em uma “massa azul” em seu olho direito. Então, encontraram outra porção de 10. A mulher, que tinha problemas de visão no olho direito, pensava que havia perdido as lentes enquanto as colocava.
Fonte: CNN
Imagens: CNN, banco de imagens