Ao invés da chamada telefônica a pessoa poderá chamar a polícia pelo app 110 (Pexels)
A Agência Nacional de Polícia do Japão informou para a imprensa, no domingo (19), que desenvolveu um app 110. Ao invés do telefonema, o usuário pode chamar a polícia pelo app instalado no smartphone.
Publicidade
Qualquer pessoa poderá acionar o socorro ao 110 de diversas maneiras. Pessoas com deficiência auditiva, as que não podem falar normalmente por causa do agressor por perto ou para os estrangeiros que não dominam o idioma.
O app poderá ser instalado em qualquer smartphone. Ao tocar nele o usuário será conectado à unidade de polícia mais próxima. Antes disso terá que informar se é acidente (事故, lê-se jiko) ou incidente (事件, lê-se jiken).
Poderá teclar com a polícia, como também enviar foto do local ou das condições.
App 110 com GPS
Através do GPS a polícia rastreia onde está a vítima ou a pessoa que pede socorro pelo 110 para se deslocar imediatamente.
O app já está em uso pelo Departamento de Polícia Metropolitana, a pedido de uma entidade de deficientes auditivos e da fala.
Ajudará também vítimas que precisam de socorro, mas não podem falar porque o criminoso está perto. Cita os exemplos da violência doméstica ou dos casos de perseguição.
A Agência Nacional de Polícia pretende introduzir o app 110 no próximo ano fiscal. Está em fase de preparação das polícias de cada província. É mais uma das facilidades até as Olimpíadas e Paralimpíadas 2020.
Fontes: Sankei e NHK Foto: Pexels