Epicentro do terremoto de magnitude 6,9 que atingiu a Indonésia durante a madrugada de domingo (19) na imagem do Serviço Geológico dos EUA
Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas nas ilhas de Lombok e Sumbawa após dois fortes terremotos terem atingido Lombok, disseram oficiais indonésios nesta segunda-feira (20).
Publicidade
Dez das 12 pessoas morreram em consequência do terremoto de magnitude 6,9 que ocorreu às 22h56 de domingo a uma profundidade de 20Km, com centro na parte nordeste da ilha. As duas outras vítimas perderam a vida quando um tremor de 6,3 atingiu Lombok às 12h10 a uma profundidade rasa de 7,9Km.
Quase duas mil casas foram danificadas ou destruídas.
Esforços para avaliar a situação em East Lombok se depararam com dificuldades porque comunicações com a área foram cortadas e algumas estradas ficaram danificadas pelos terremotos, disse Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres.
Pelo menos 101 tremores de magnitude 5,8 ocorreram, a contar da 1h25 desta segunda-feira, de acordo com a Agência de Geofísica, Climatologia e Meteorologia com sede em Jacarta.
Pessoas correm em pânico por causa do terremoto (Indonesian Red Cross/Palang Merah Indonesia)
Ambos os tremores foram sentidos fortemente em Lombok, assim como Bali, ilha turística a oeste de Lombok, deixando as pessoas em pânico, de acordo com Sutopo.
Algumas das vítimas do terremoto de domingo foram encontradas em East Lombok Regency, que acredita-se ser a área mais afetada pelo terremoto, enquanto outras estavam na ilha próxima de Sumbawa, disse Sutopo.
“Esforços de emergência foram intensificados”, disse o porta-voz.
O terremoto das 12h10 causou deslizamentos nas encostas do Monte Rinjani, um vulcão ativo de 3.726 metros de altura em Lombok, que é popular entre turistas locais e internacionais.
Os tremores ocorreram duas semanas após um terremoto de magnitude 6,9 ter atingido o nordeste de Lombok, deixando pelo menos 471 mortos, de acordo com a última contagem. Uma semana antes, a ilha havia sido atingida por um terremoto de magnitude 6,4 que deixou 17 mortos.
A Indonésia fica em uma das regiões sísmicas mais ativas no mundo, o Círculo de Fogo do Pacífico – uma área onde um grande número de terremotos e erupções vulcânicas ocorre.
Fonte: Kyodo
Imagem: Weathernews