O prefeito de Fukushima, Hiroshi Kohata, anunciou uma decisão na quinta-feira (29) para remover uma polêmica estátua de uma criança usando vestimenta de proteção contra radiação que atraiu ondas de críticas desde que foi inaugurada no início deste mês.
“É difícil manter uma peça de trabalho polêmica como símbolo da reconstrução”, disse Kohata em uma conferência de imprensa.
A estátua, chamada de “Sun Child”, foi criada pelo artista contemporâneo Kenji Yanobe em 2011 para fazer um apelo pela reconstrução após o acidente de março de 2011 na planta nuclear Fukshima Daiichi.
Há um dosímetro na área que cobre o peito da vestimenta de proteção usada pela estátua, que tem 6,2m de altura.
A inauguração da estátua perto da estação de Fukushima em 3 de agosto espalhou muitos comentários negativos online.
Um desses comentários foi que a estátua passa a impressão de que as pessoas não podem viver em Fukushima sem usar roupas de proteção, enquanto outro sugere que a estátua pode aumentar os rumores infundados sobre o acidente nuclear.
O governo municipal de Fukushima vem estudando como responder a situação enquanto considera opiniões de cidadãos sobre a estátua em uma pesquisa lançada em 18 de agosto.
De 110 opiniões recebidas pelo governo até a segunda-feira (26), cerca de 70% eram negativas sobre a estátua, de acordo com representantes da cidade.
O governo da cidade planeja retirar a estátua assim que possível e está discutindo o que fazer com ela.
“Peço desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas”, disse Kohata.
Fonte: Jiji, Japan Times Imagem: ANN