Apesar do tufão Jebi, de número 21 ter perdido a força, passou da classificação de violento para muito forte. Na manhã da segunda-feira (3) a Ilha Minami Daito (Okinawa) se encontra na sua área de ventania.
Mantendo a potência se desloca aumentando a velocidade e deverá tocar o solo das regiões Shikoku, Kinki e Tokai na terça-feira (4), no período da tarde. O curso do tufão considerado muito forte deverá ser em sentido ao Mar do Japão. Por isso, na tarde de quarta-feira (5) a previsão é de que se aproxime de parte de Tohoku e Hokkaido.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ recomenda preparativos na segunda-feira por causa das consequências. Chuvas torrenciais e tempestade violenta são esperadas com essa aproximação. É recomendável verificar antecipadamente o mapa da área de risco (ハザードマップ), local para se abrigar e lanterna no caso de apagão. Também sugere recolher objetos da varanda e do quintal.
Segundo a AMJ, em coletiva de imprensa na manhã de segunda-feira, o tufão poderá provocar tornados e rajadas de vento, ventania ou tempestade tão fortes que fica difícil uma pessoa ficar de pé. Pode derrubar postes, árvores e veículos. Em consequência podem ocorrer apagões em diversos locais por onde passa. Mais do que a chuva forte, a tempestade poderá ser violenta, se ocorrer conforme previsão.
Se de fato o Jebi se aproximar será o pior em 25 anos.
A pressão central é 935hPa, velocidade máxima do vento de 50m/s perto do centro, instantânea de 70m/s, no raio de 130Km a oeste e de 170Km a leste, provocam ventos de 25m/s ou 90Km/h.
Previsão de tempestade e chuva por região
Caso a aproximação aconteça estão previstas tempestades e chuva intensa, além de ondas de até 11 metros de altura. Uma das particularidades desse tufão são as chuvas repentinas e rajadas de vento.
- Shikoku e Kinki: tempestade de até 60Km/h ou 216Km/h
- Tokai, Hokuriku e Tohoku: 45m/s ou 162Km/h
- Chugoku e Kanto: 35m/s ou 126Km/h
Estimativa de chuva, 24h, até a manhã de quarta-feira:
- 300 a 500mm em Shikoku, Kinki e Tokai
- 300 a 400mm em Kanto-Koshin e Hokuriku
- 100 a 200mm em Tohoku e Hokkaido
- 100 a 150mm em Chugoku
Fontes: NHK, Weather News e FNN
Imagens: FNN e WN