A estátua mais alta do mundo está quase concluída na Índia
Ela foi projetada para ser um tributo de 182 metros de altura a Sardar Vallabhbhai Patel, um herói nos esforços de independência da Índia, no estado de Gujarat.
O Buda do Templo Primavera na China é atualmente a estátua mais alta do mundo, com 128 metros.
A estátua da Índia custou $430 milhões e é vista como um projeto de estimação do primeiro-ministro indiano Narendra Modi.
A “Estátua da Unificação”, como ela é conhecida, será inaugurada pelo líder indiano em 31 de outubro deste ano.
Patel era um representante para o primeiro-ministro da Índia após a independência do país em 1947.
O nacionalista era conhecido como “Homem de Ferro da Índia” após persuadir estados em conflito a se unirem e se tornar parte do estado indiano após independência.
Muitos nacionalistas hindus sentem que o lugar de Patel na história foi negligenciado em favor da dinastia Nehru, que veio a dominar a política indiana.
“Todo indiano lamenta que Sardar Patel não tenha se tornado o primeiro-ministro”, disse Modi enquanto fazia campanha para se tornar o primeiro- ministro da Índia em 2013.
Assim que concluída, a estátua revestida de bronze – cujo trabalho começou em 2013 – será cerca de duas vezes mais alta que a Estátua da Liberdade de Nova York.
Espera-se que o local se torne uma atração turística significante para o estado no extremo oeste do país.
Haverá uma galeria de visualização a cerca a 153 metros de altura, perto da área onde fica o peito da estátua.
A estátua está localizada a cerca de 200Km da principal cidade do estado, Ahmedabad.
Mais de 2.500 operários estão se esforçando para deixar a estátua pronta dentro do prazo, com várias centenas de trabalhadores migrantes da China também contribuindo para os esforços.
Fonte e imagem: BBC