O Japão é conhecido por sua abundância de centenários e pode agora confirmar que tem o casal vivo mais velho do mundo, com uma idade combinada de 208 – uma proeza que a esposa dá méritos a sua paciência durante 80 anos de casamento.
Masao Matsumoto, de 108 anos, e sua esposa Miyako, de 100, foram confirmados pelo Guinness World Records como o casal vivo mais velho do mundo por idade agregada, estando casados desde outubro de 1937.
“Estou tão feliz. E isso é graças à minha paciência, realmente”, disse Miyako com um sorriso, posando com Masao e outros membros da família em frente a um certificado emoldurado na casa de repouso onde vivem.
“Estou tão agradecida que isso me leva às lágrimas”, disse ela à Reuters.
Os Matsumotos nunca conseguiram realizar uma cerimônia de casamento, visto que o Japão estava entrando na guerra e Masao foi enviado ao exterior como soldado, mas isso não foi obstáculo para eles formarem uma família grande – incluindo o 25º bisneto que nasceu no mês passado.
“Eles entraram no último capítulo da vida deles. Foi uma honra (para eles) receber essa premiação. Eu adoraria que eles continuassem a viver uma vida de paz”, disse a neta Hiromi.
Os japoneses têm a maior expectativa de vida no mundo, com dados do ministério da saúde do país mostrando que eles estão em 2º lugar na classificação, com idade média de 84, atrás apenas da população de Hong Kong.
O recorde para o casal mais velho do mundo por idade agregada ainda pertence aos noruegueses Karl e Gurdren Dolven, que tinham uma idade combinada de 210 anos, 1 mês e 34 dias quando Gurdren morreu em 2004, de acordo com o Guinness World Records.
Fonte: Agência Reuters