O Secretário Chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, fez um pronunciamento pouco depois das 16h de quinta-feira (6) para expressar condolências aos familiares das vítimas do terremoto. As vítimas fatais são de 4 de Atsuma-cho, 1 de Sapporo, 1 de Mukawa-cho e 1 de Shi Hidaka-cho.
No período da tarde a Agência de Meteorologia do Japão também realizou uma coletiva de imprensa para retificar a intensidade do Terremoto de Hokkaido. Elevou de 6,7 para 7.
Em Atsuma-cho as montanhas tiveram deslizamentos e muitas casas ficaram soterradas. Segundo Suga os esforços no local são para localizar as pessoas desaparecidas. Outras cidades como Tomakomai, Abira e Mukawa também estão com equipes de resgate por causa do colapso das casas e deslizamentos.
Em relação à infraestrutura, explicou que o apagão atinge 2,95 milhões de locais e os trabalhos de reparo continuam. Até as 15h cerca de 30 mil locais, em 35 municípios e vilarejos, estão com corte de abastecimento de água. O transporte coletivo, shinkansen e linhas aéreas do Aeroporto de Shin Chitose estão todos interrompidos. O aeroporto sofreu danos.
Ainda no pronunciamento informando que enviou um batalhão de 21 mil servidores da polícia, bombeiros, Força de Autodefesa e Guarda Costeira, mais 51 helicópteros. “Todos estão totalmente comprometidos na atividades de busca e salvamento”, informou.
Finalizou desejando ao povo local para reforçar os cuidados pois há previsão de chuva. Os locais que tiveram abalos sísmicos fortes estão sujeitos a novos deslizamentos.
Fonte: NHK
Fotos: NHK e Asahi