A Uber Technologies disse na quinta-feira (6) que lançaria um app que permite a busca por táxis em Nagoia (Aichi), enquanto a empresa dos EUA tenta expandir sua âncora em um país onde ela não tem tido permissão para oferecer seu próprio serviço de “carona”.
A empresa disse que estava trabalhando com o Fuji Taxi Group, que vem operando há mais de 60 anos na área de Nagoia, localizada perto no coração da indústria automobilística do Japão.
A mudança ocorre após a Uber anunciar um app similar no ano passado como projeto piloto em Awaji, uma ilha como uma população de cerca de 150.000, localizada perto de Osaka.
A Uber tem estado impossibilitada de trazer seus serviços completos de carona ao Japão, visto que regulamentos proíbem motoristas não profissionais de transportar passageiros pagantes.
A Toyota Motor, com sede em Nagoia, anunciou no mês passado que investiria US$500 milhões na Uber para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de carros com direção autônoma, uma tentativa de ambas para alcançar rivais no competitivo negócio de “carros que dirigem sozinhos”.
O negócio das empresas aprofunda a existente relação entre elas e reflete a estratégia do CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de desenvolver veículos autônomos através de parcerias.
Fonte: Agência de Reuters Imagem: Agência Reuters, banco de imagens