Com o forte terremoto ocorrido na quinta-feira (6) em Hokkaido, as mobilizações dos governos de diversas províncias começaram imediatamente. A ajuda veio do exterior também. A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, como sempre, foi a primeira autoridade estrangeira a manifestar apoio.
Em sua conta no Twitter, no mesmo dia do infortúnio, postou uma mensagem. “Com bom amigo que é Japão de Taiwan, penso que queremos superar este momento difícil, onde desastres naturais continuam. Acredito que temos a obrigação de fazê-lo”, iniciou.
Na sequência explicou que já estava com tudo pronto para a mobilização de suporte a Hokkaido. Destacou uma tropa especializada de 40 homens, mais 2 cães especializados em desastres, além de equipamentos para as atividades. “Continuaremos torcendo pelo Japão”, declarou a presidente.
Mobilizações internas: cidade retribui e províncias enviam especialistas
No mesmo dia as províncias de Yamanashi e Nagano destacaram equipes para o local. A de Yamanashi é composta de médicos e psicólogos. A de Nagano, de 4 pessoas, especializada em reconstrução, usou shinkansen e ferry boat para chegar ao local.
A província de Aichi destacou 40 profissionais especializados em restauração após desastres, integrantes do TEC-Force. A equipe levou também equipamentos para serem usados à noite. Saiu de Nagoia com destino a Maizuru (Quioto), de onde se deslocaram de ferry boat, pois na quinta-feira o aeroporto Shin Chitose ainda estava com operação interrompida.
No dia 6 a prefeitura de Soja (Okayama) enviou mil cobertores para Hokkaido. Transportou até Ibaraki e de lá seguiu de ferry boat.
As cidades de Date e Nayoro, de Hokkaido, enviaram funcionários para ajudar a cidade quando da inundação. Assim, os cobertores que foram adquiridos para uma emergência foram doados como retribuição à solidariedade recebida naquela ocasião de desastre, em julho.
Fontes: CBC TV, UTY, NHK e RSK
Fotos: CBC TV, NHK, UTY e Asahi