Uma estação de metrô na cidade de Nova York reabriu pela primeira vez desde que foi destruída há 17 anos nos ataques terroristas de 11 de setembro.
A Cortland Street na linha 1 foi soterrada quando as torres do World Trade Center desmoronaram após sequestradores colidirem aviões contra elas, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios.
No sábado (8), pessoas foram recebidas na nova estação, renomeada como WTC Cortland, com o primeiro trem operando ao meio-dia.
Cerca de 3.000 pessoas morreram e outras milhares ficaram feridas no ataque de 2001.
“A WTC Cortland é mais que uma nova estação do metrô” disse em uma declaração o presidente da Autoridade de Transporte Metropolitano da Cidade de Nova York, Joe Lhota.
Para a estação totalmente acessível, que custou US$181.8 milhões de acordo com a New York Times, foi necessária a construção de uma cobertura totalmente nova e 365 metros de trilhos tiveram que ser substituídos.
Ela agora ostenta tecnologia de ponta como um novo sistema de ventilação para manter a plataforma fresca e menos colunas, o que facilita a movimentação dos passageiros.
Suas paredes são adornadas com mosaico de mármore branco, com textos da Declaração de Independência dos EUA e da Declaração de Direitos Humanos das Nações Unidas de 1984.
Fonte: BBC Imagens: BBC, Wikimedia