A Toyota Motor informou que retomaria a produção em suas plantas nacionais até a quinta-feira (13), visto que uma fábrica de transmissão em Hokkaido estava determinada a reiniciar as operações em algum horário após as 20h30 de segunda-feira (10).
A suspensão das operações da fábrica de transmissão em Tomakomai, sudoeste de Hokkaido, havia interrompido a produção em 16 das 18 montadoras nacionais da Toyota na segunda-feira. A Toyota Motor Hokkaido fornece peças dentro e fora do Japão.
Uma porta-voz da Toyota disse que a produção parcial seria retomada nesta terça-feira (11) em algumas plantas, incluindo aquelas perto da sede da empresa na província de Aichi e outras operadas pela Toyota Auto Body. As operações seriam normalizadas nas fábricas restantes na quinta-feira.
O terremoto de magnitude 6,7 que sacudiu Hokkaido na madrugada de 6 de setembro deixou dezenas de mortos e cortou a energia temporariamente em toda a província.
A energia foi restaurada na fábrica de transmissão da Toyota em Hokkaido no sábado e as instalações de produção foram verificadas para retomada de operações, disse a Toyota.
Fonte: Nikkei, Reuters, Japan Times Imagem: Banco de imagens