A Austrália ordenou uma investigação após a descoberta de agulhas de costura dentro de morangos, em meio a temores de incidentes em todo o país.
Agora houve relatos de morangos contaminados em seis estados e territórios. Um ministério chamou isso de “crime cruel”.
Um homem foi levado para o hospital após consumir um morango que tinha uma agulha inserida.
Sete marcas foram recolhidas, enquanto as maiores redes de supermercados da Nova Zelândia interromperam as vendas de morangos australianos como precaução.
O ministro da saúde australiano, Greg Hunt, ordenou à Autoridade de Segurança Alimentar da Austrália e à Nova Zelândia que investigue o incidente.
“É um crime muito cruel e um ataque geral ao público”, disse ele.
Autoridades locais também estão investigando, mas nenhum suspeito foi identificado.
Casos de frutas que escondiam agulhas foram relatados pela primeira vez em Queensland na semana passada, antes de se espalhar para Nova Gales do Sul, Victoria, Território da Capital Australiana, Austrália Meridional e Tasmânia.
O governo do estado de Queensland ofereceu uma recompensa de 100.000 dólares australianos por informações.
Em 13 de setembro, A Associação de Produtores de Morangos de Queensland disse que as agulhas podem ter sido inseridas por um “funcionário insatisfeito”. Contudo, a polícia disse que era muito cedo para especulações.
Ao menos seis marcas foram afetadas: Berry Obssession, Berry Licious, Lve Berry, Doonybrook Berries, Delightful Strawberries e Oasis.
Autoridades da saúde alertaram os consumidores a fatiarem os morangos antes de consumi-los.
Produtores manifestaram preocupação de que o incidente, o qual ocorre durante o auge da produção, poderia ter um efeito negativo nas vendas para uma indústria que vale cerca de 130 milhões de dólares australianos por ano.
Fonte: BBC Imagens: BBC, Banco de imagens