De acordo com um estudo publicado na Science, uma em cada cinco japonesas entre 20 e 30 anos é anoréxica ou está à beira de sofrer anorexia.
Enquanto as estatísticas possam ser preocupantes, o mais assustador é que o número não exclui as mulheres grávidas – e os dados do estudo indicam que a proporção de recém-nascidos com peso abaixo de 2,5Kg vem aumentando desde 1980.
A autora líder do estudo e epidemiologista no Centro Nacional do Japão para Saúde da Criança e Desenvolvimento, Naho Morisaki, está preocupada com o fato de como a atual situação poderia estar causando riscos na futura saúde pública para crianças que estão nascendo neste exato momento.
A população do Japão ainda tem uma alta expectativa de vida – a maior do mundo entre as mulheres, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal.
Contudo, recém-nascidos abaixo do peso são mais vulneráveis a diabetes e pressão alta mais tarde na vida – assim como um declínio na expectativa de vida, de acordo com a pesquisa de Morisaki.
As mulheres japonesas tentam engravidar sem ganhar peso
Em seu estudo, Morisaki olhou para o ideal deturpado e contraditório esperado das mulheres grávidas no Japão – uma mulher magra carregando um bebê saudável (ou mais pesado).
De acordo com um estudo realizado por um pesquisador da Cruz Vermelha do Hospital e Maternidade Katsushika, a recomendação de ganho de peso do governo japonês para grávidas é atualmente de apenas 9 a 12Kg, embora as orientações gerais da Faculdade Americana de Ginecologistas para ganho de peso durante a gravidez indique que uma mulher deveria ganhar de 11 a 15Kg.
Mesmo assim, uma pesquisa incluída dentro do estudo de Morisaki mostrou que as mulheres grávidas no Japão querem pesar ainda menos, na falsa esperança de um índice menor de complicações no nascimento e um retorno mais rápido ao peso original.
Atualmente o governo japonês está sob pressão para tomar ações já que, apesar do número alarmante de pessoas afetadas até agora, não houve mudança nas recomendações de peso para mulheres.
Fonte: Business Insider Imagem: Banco de imagens