ANA e JAL, no total de 10 companhias aéreas, informaram que passarão a incluir passageiro com transtorno mental, alargando o leque dos beneficiários de desconto.
Dez companhias aéreas ampliam o leque dos beneficiários de desconto, incluindo as pessoas com transtorno mental (ANA)
De acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes 10 companhias aéreas passarão a oferecer o mesmo desconto das pessoas com deficiência para as com transtorno mental. O anúncio foi feito na terça-feira (25).
Publicidade
Entre as companhias estão a ANA e JAL, Solaseed Air de Miyazaki, AirDo de Hokkaido, Star Flyer de Kita Kyushu, entre outras, no total de 10.
É a primeira vez que as companhias aéreas do Japão introduzem esse desconto. Dessa forma ampliam o leque, pois até então era destinado aos passageiros com deficiência física ou mental. O comunicado da ANA é de que a condição é para passageiros com idade superior a 12 anos.
Pretendem oferecer rotas com descontos que chegam a 50%. Assim querem favorecer as viagens a trabalho ou negócios, bem como o cotidiano.
Para se beneficiar o passageiro precisa apresentar a carteirinha. No caso de precisar de acompanhante ou cuidador esse também será alvo do desconto.
Quase 6 milhões se beneficiam
Cada companhia aérea estabeleceu um calendário para início do desconto. No caso da Solaseed o anúncio diz que iniciará em 16 de janeiro do próximo ano.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, no transtorno mental se incluem esquizofrenia, distúrbio bipolar, depressão, transtorno da ansiedade, transtorno do humor, entre outros.
No Japão são 3 tipos de carteirinhas para os pacientes com deficiência ou com transtorno:
- Física (身体障害者手帳, lê-se shintaishogaisha techo), 6 níveis
- Mental (療育手帳, lê-se ryouiku techo), 6 níveis
- Transtorno mental (精神障害者保健福祉手帳, lê-se seishinshogaisha hoken fukushi techo), dividido em 3 níveis
Até dezembro de 2016 a estatística é de 5,6 milhões de pessoas que fazem tratamento e possuem uma dessas carteirinhas.
Fontes: Chunichi, Fly Team e Nikkei
Foto: ANA