Até as 17h30 de domingo (30) o número de vítimas geradas pelos danos do tufão Trami é de 66 pessoas.
Além delas, há uma desaparecida em Miyazaki, levada pela enxurrada. Na mesma província 2 se feriram por queda. Em Okinawa o número subiu para 46 pessoas e em Kagoshima são 17. Uma da vítimas é um motorista de 55 anos, cujo veículo kei tombou e ele ficou soterrado, com fraturas. Também 1 idosa está ferida em Tokushima.
Instruções para evacuação
As autoridades municipais estão avisando a população para preparar as coisas para o abrigo, como há locais com ordem de evacuação. Portanto, fique atento aos avisos, em Kansai e Tokai. Para compreender essa linguagem, toque aqui para abrir a matéria.
Por causa dos danos provocados pelo tufão número 21 as cidades estão se prevenindo. Capitais como Osaka e Nagoia estão com o comércio fechado, funcionando somente lojas de conveniência, hotéis e algumas outras instalações. As cidades estão com pouco tráfego de veículos.
Tufão se move rapidamente
O tufão Trami está se movendo com mais velocidade, a 45km por hora. Shikoku e Kinki estão sob a área de tempestade, sendo que o olho está previsto para mais tarde, por volta das 21h, em Wakayama. Logo em seguida deverá estar sobre a região Tokai.
A Agência de Meteorologia do Japão alerta para as rajadas de vento, pois podem chegar a 60km por hora. Em Kochi foi registrada velocidade de 48km/h e em Wakayama 38km/h.
Especialmente as regiões de Kinki e Tokai devem tomar muito cuidado com a área do litoral por causa da maré cheia com a tempestade, deixando o mar com aspereza histórica.
A AMJ alerta para evitar sair de casa, é muito arriscado.
Fontes: AMJ e NHK
Fotos: NHK