Ossos e equipamento de alpinismo encontrados no mês passado no pé da montanha Matterhorn, na Suíça, foram formalmente identificados e são de um japonês que desapareceu há quatro anos, confirmou a polícia.
“Em 23 de julho de 2014, um japonês de 40 anos escalou a Matterhorn sozinho. Como o homem nunca retornou do cume, ele foi considerado desaparecido”, disse a polícia do cantão de Valais em uma declaração na segunda-feira (1º).
Quatro anos se passaram e, em 11 de setembro deste ano, um membro de resgate em montanhas encontrou ossos humanos e equipamento de alpinismo na face leste da Matterhorn, o icônico pico de 4.478 metros que domina o resort Zermatt no sul da Suíça.
De acordo com a polícia local, testes de DNA confirmaram que os restos mortais pertenciam ao alpinista japonês que desapareceu em 23 de julho de 2014. Ela salientou que os ossos ficaram visíveis porque o gelo e a neve derreteram.
A Matterhorn, que fica na fronteira entre a Suíça e a Itália, é extremamente popular entre os alpinistas. Contudo, mais de 500 pessoas morreram tentando escalar a montanha desde o primeiro registro de subida em 1865.
Fonte: swissinfo.ch Imagem: Wikimedia