Os danos causados pelo forte terremoto na província de Hokkaido em setembro, que mediu 7 na escala sísmica japonesa, podem custar mais de 367.5 bilhões de ienes, de acordo com dados compilados pelo governo da província e divulgados em 3 de outubro.
Cortes de energia afetaram fábricas, estabelecimentos comerciais e vários outros setores, somando cerca de 131.8 bilhões de ienes dos estimados custos de danos totais.
Cerca de 13.6 bilhões de ienes em produtos perecíveis tiveram que ser descartados por causa do terremoto. O tremor também causou danos diretos de cerca de 12 bilhões de ienes a fábricas e outros equipamentos industriais.
Reservas para hotéis e pousadas na província haviam sido canceladas desde setembro, levando a prejuízos de 35.6 bilhões de ienes na indústria turística, incluindo para custos de transporte e despesas com alimentação.
O terremoto que ocorreu em 6 de setembro causou danos extensos nos setores da agricultura, floresta, pesca e instalações públicas.
Na manhã de sexta-feira (5), a província de Hokkaido voltou a sofrer um forte terremoto, de magnitude 5,3. Não houve relatos imediatos de danos.
Fonte: Mainichi Imagem: NHK