Enquanto o inverno se aproxima, cerca de 460 pessoas ainda estão em abrigos na província de Hokkaido, um mês após o forte terremoto de magnitude 6,7 ter levado a vida de 41 pessoas e interrompido os fornecimentos de energia em toda a área no extremo norte do Japão.
Grande parte dos evacuados estão na cidade de Atsuma, a que mais foi afetada pelo terremoto. Na escala sísmica japonesa, a intensidade registrou o nível mais alto, 7.
Desde então, a eletricidade foi restaurada em grande parte da província e os fornecimentos de água reiniciaram com exceção em 48 residências na cidade de Atsuma.
Com a aproximação do inverno, quando fica frio demais e neva muito em Hokkaido, garantir moradia para as pessoas afetadas pelo terremoto é uma questão urgente.
Cerca de 1.400 casas foram destruídas ou danificadas pelo terremoto em 10 cidades e vilarejos na província de Hokkaido. O governo provincial planeja concluir 130 unidades de habitação provisórias nas cidades de Atsuma, Abira e Mukawa até o fim deste mês.
Fonte: Jiji Imagem: NHK