O forte furacão Michael poderá tocar o solo na Flórida na noite de quarta-feira (10), forçando evacuações em massa no estado sul dos EUA.
Sendo uma tempestade categoria 3 com ventos de 201Km/h, o Michael poderá se intensificar quando atingir a região de Panhandle da Flórida e Big Bend no noroeste, alertam meteorologistas.
Mais de 370 mil pessoas receberam ordem de evacuação na Flórida.
Flórida, Alabama e Georgia declararam estado de emergência.
Pelo menos 13 pessoas morreram na América Central por causa da tempestade.
Quais são os desenvolvimentos?
Em seu boletim, o Centro Nacional de Furacões (NHC) com sede em Miami, disse : “Uma certa intensificação é esperada na madrugada e na quarta-feira, e o Michael poderá se tornar um furacão categoria 4 antes de tocar o solo”.
O NHC alerta que algumas regiões da Flórida poderão sofrer com marés de tempestade que podem chegar a alturas de 4 metros.
Atualmente, o Michael está se descolando na direção norte a uma velocidade de 19Km/h.
“Um enfraquecimento é esperado após o furacão tocar o solo, já que o Michael se move na direção sudeste dos EUA”, frisou o NHC.
O governador da Flórida, Rick Scott, chamou o Michael de “tempestade monstruosa” e pediu aos residentes que sigam orientações das autoridades.
“Não ignorem alertas de oficiais locais. Essa tempestade pode ser fatal. Podemos reconstruir suas casas, mas não suas vidas”.
Na terça-feira (9), o governador Scott disse que ativou 2.500 membros da Guarda Nacional da Flórida.
Fonte: BBC Imagem: CNN