A população espanhola poderá ter a mais longa expectativa de vida no mundo até 2040 – ultrapassando o Japão em segundo lugar – e grande parte da razão tem a ver com a maneira que eles se alimentam, de acordo com autores do estudo mais abrangente sobre a carga global de doenças.
Nos anos que estão por vir, as maiores ameaças à nossa saúde e longevidade serão a obesidade, pressão sanguínea alta, elevado teor de açúcar no sangue, fumo e ingestão de bebidas alcoólicas, de acordo com o IHME – Instituto para Saúde Métrica e Avaliação em Seattle, EUA, que produziu as estimativas.
Os espanhóis, que poderão ter uma expectativa de vida de 85.8 anos, vão particularmente bem em termos de alimentação, disse ele. O ministério da saúde da Espanha fundou o estudo Predimed, a maior investigação sobre os benefícios da alimentação Mediterrânea.
O Japão que por muitos anos desfrutou da maior expectativa de vida no planeta, poderá perder sua coroa, de acordo com o estudo da Carga Global de Doenças publicado online pelo IHME e no jornal médico Lancet, com uma expectativa média de vida de 85.7 anos. “Os homens não vão bem”, disse Muray. “O fumo é provavelmente parte disso e a obesidade aumentou para eles, mas não muito para as mulheres”.
Os dados do estudo são atualizados continuamente com pesquisa e estatísticas de todos os países do mundo.
Pela 1ª vez, a equipe produziu estimativas não somente para as expectativas de vidas mais prováveis e resultados de saúde para 195 países e territórios, como também para os cenários de melhor e pior casos.
Os autores dizem que todos os países, provavelmente, vivenciarão um leve aumento na expectativa de vida, mas a elevação será mais lenta do que antes.
A nação em último lugar na lista, Lesotho, no sul da África, poderá ter uma expectativa de vida de somente 57.3 anos até 2040, com a República Centro-Africana com 58.4, Zimbábue com 61.3 e a Somália com 63.6. A equipe do IHME alerta que um ressurgimento da HIV/Aids poderia diminuir ainda mais a expectativa de vida.
“As desigualdades continuarão amplas”, disse Murray. “A lacuna entre os melhores e piores cenários vai ser limitada, mas ainda significante.
Em um número substancial de países, muitas pessoas continuarão recebendo salários relativamente baixos, com educação escassa e morrer prematuramente.
Contudo, as nações podem progredir de forma mais rápida ao ajudar as pessoas a enfrentar os maiores riscos, principalmente o fumo e má alimentação”.
As top 10 em anos, com base em previsão de expectativa de vida para 2040:
- Espanha (85.8)
- Japão (85.7)
- Singapura (85.4)
- Suíça (85.2)
- Portugal (84.5)
- Itália (84.5)
- Israel (84.4)
- França (84.3)
- Luxemburgo (84.1)
- Austrália (84.1)
Fonte: The Guardian, CNN Imagem: Banco de imagens