Nos noticiários se ouve o termo aoriunten (煽り運転) e há casos de motoristas presos, julgados e condenados por atitudes perigosas ao volante. Também podem ser chamadas de assédio de um motorista sobre o outro.
Há vários casos julgados onde o motorista foi condenado à reclusão por ter provocado morte do motorista do carro ou motocicleta por direção perigosa, provocativa ou abusiva.
A polícia do Japão classifica como direção perigosa envolvendo terceiros, as seguintes ações:
- atitudes de frenagem brusca e imprudente, muitas vezes desnecessariamente
- perseguição ao motorista da frente
- fechadas propositais
- colar na traseira do veículo da frente obrigando-o a aumentar a velocidade
- buzinar insistentemente
- usar luz alta desnecessariamente ou alternar propositadamente as luzes alta e baixa
- encostar na lateral do carro para provocar o outro motorista, entre outras
Por conta desse tipo de direção abusiva ou perigosa há casos que resultam em agressão física, quando o provocado para o carro ou a motocicleta para responder ao provocador.
No entanto, o motorista provocador está violando as Leis de Trânsito do Japão. Entre elas podem ser citadas as infrações de não manter a distância segura entre um e outro veículo, de frenagem brusca, da obrigação de dirigir com segurança, de ultrapassagem irregular, entre outras.
A multa em um desses casos é de prisão de até 3 meses ou pagamento de multa no valor de 50 mil ienes.
4 dicas da polícia
A recomendação da Polícia da Província de Aichi é não se envolver com o motorista provocador. Dessa forma se pode evitar agressão física e de colocar a vida em risco.
Se estiver dirigindo em via expressa, uma das recomendações é entrar em uma das áreas de serviço para se proteger. No caso das rodovias na cidade, procurar um lugar para se abrigar. Depois disso, ligar para o 110 e informar o que está acontecendo.
4 dicas importantes:
- Nunca se irrite para não se envolver nos atos provocativos do outro
- Trave as portas e vidros e não enfrente o outro motorista
- Ligue imediatamente para a polícia e não saia do carro até que ela chegue
- Se tiver o drive recorder ou o gravador de imagens instalado, deixe-o rodando. Caso não tenha, grave as imagens com o smartphone
Supondo que o provocador tenha fugido a polícia irá localizá-lo através dessas imagens. Por isso, coopere com os policiais para fornecer as imagens.
Assista a um vídeo de caso real publicado no YouTube. Ocorreu em Mie, em janeiro deste ano, e o gravador do carro registrou tudo. O motorista que fechou o carro, desceu e foi reclamar xingando que ele estava muito lento, sendo que o máximo permitido era de 30km/h na via estreita.
https://youtu.be/Bevq7mjVFvA
Veja o folheto em PDF fornecido pela Polícia de Aichi, tocando no texto abaixo para abrir o arquivo.
愛知県警察チラシ(Panfleto da Policia)(H30.9ポルトガル語)
Fonte: divulgação
Foto: CarTop