O tufão de número 26 está se movendo lentamente para o oeste, sobre o oceano ao sul do Japão. A previsão de qual curso seguirá ainda não pode ser feita.
Às 15h de terça-feira (23) o Yutu se move em direção à Lagoa de Chuuk, no Pacífico central. Ganhou potência e foi classificado como forte, com pressão central de 970hPa, segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.
A previsão é de que ganhe ainda mais potência e seja classificado como extremamente forte, na sexta-feira (26). Caso isso ocorra conforme a previsão indica que será o mais violento do ano.
Segundo a Weather News somente este ano foram 6 com essa classificação. Se for o sétimo entrará para a história, pois desde 1977 não há registro de tantos tufões dessa categoria em um único ano.
Atualmente o anticiclone do Pacífico está espalhado sobre as águas da costa japonesa, criando uma barreira para impedir a entrada do tufão.
Dependendo do enfraquecimento do anticiclone o curso do tufão poderá mudar.
Como curso observado nos tufões de outubro, poderá mudar do oeste para o leste. Caso isso ocorra poderá afetar parte do arquipélago. Por isso os meteorologistas estão atentos ao seu movimento.
Fontes: AMJ, Weather News e Tenki
Imagens: WN