Um grupo de pesquisadores japoneses desenvolveu um novo sistema de imagem de ultrassom que pode detectar imediatamente problemas nos corações dos fetos usando IA- inteligência artificial.
Eles estão agora tentando verificar a precisão do sistema, na esperança de colocá-lo em uso prático durante o ano fiscal de 2020.
Pesquisadores do instituto RIKEN, a Universidade Showa e o grande fabricante de aparelhos eletrônicos Fujitsu estão envolvidos no projeto.
Defeitos cardíacos congênitos são descobertos em 1 a cada 100 recém-nascidos. Diagnosticar tais problemas antes do bebê nascer é desejável, já que permite o início do tratamento logo após a mãe dar à luz.
Contudo, atualmente, somente examinadores com experiência em imagem de ultrassom podem fazer diagnósticos pré-natais porque os corações fetais são difíceis de examinar em uma tela.
O sistema desenvolvido pela equipe pode exibir anormalidades na tela automaticamente, graças à nova tecnologia de aprendizado de máquina.
A equipe disse que o sistema havia detectado de forma precisa 22 defeitos cardíacos congênitos de um total de 23 casos confirmados examinados até agora.
A equipe planeja realizar experimentos clínicos no próximo ano fiscal, que começa em abril.
Massaki Komatsu do Centro RIKEN para Projeto de Inteligência Avançada espera que o sistema seja usado para ajudar a corrigir disparidades entre instituições médicas em diagnosticar os problemas cardíacos.
Fonte: NHK Imagem: Banco de imagens