Uma empresa japonesa desenvolveu um caixa eletrônico com IA- inteligência artificial para prevenir transferências fraudulentas de dinheiro, o primeiro do tipo no país.
O sistema, que pode reconhecer a aparência e movimento de usuários de caixas eletrônicos através de uma câmera acoplada, visa ajudar a prevenir crimes em que golpistas guiam vítimas idosas pelo telefone para transferir dinheiro ao fazê-las acreditarem que serão reembolsadas com uma quantia maior.
Apesar de alertas repetidos por parte das autoridades e outras entidades, os prejuízos financeiros relacionados às chamadas fraudes de ligação de reembolso de dinheiro continuam altos no Japão, totalizando cerca de 1.07 bilhão de ienes no primeiro semestre de 2018, de acordo com a Agência Nacional de Polícia.
Se a IA reconhece um usuário falando ao telefone durante uma transferência de dinheiro, a tela exibe um alerta para interromper a transação. O caixa eletrônico também vai pedir ao o usuário que retire quaisquer máscaras ou óculos escuros, e se eles não seguirem as instruções, a transação será cancelada automaticamente.
O sistema IA foi desenvolvido para memorizar uma grande quantidade de imagens com base no método de “aprendizado profundo” e ostenta uma técnica de detecção altamente precisa, de acordo com a Hitachi-Omron Terminal Solutions, a qual visa comercializar o sistema no próximo ano fiscal com início em abril.
Em outubro, a polícia da província de Aichi mostrou o caixa eletrônico ao público e realizou um exercício com residentes locais para prevenir fraudes e testar novas características da máquina.
“A nova característica do caixa eletrônico é inovadora, visto que a máquina por si só pode ajudar a prevenir crimes. Esperamos que ela seja altamente eficaz”, disse um alto funcionário da polícia provincial.
Fonte: Mainichi Imagem: Mainichi, Wikimedia