Uma aeronave comercial indonésia carregada com duas toneladas da fruta durian (ou durião) sofreu atraso quando passageiros reclamaram do cheiro e por fim conseguiram fazer com que a empresa aérea removesse a carga fedorenta antes da decolagem.
Um vídeo feito pelo artista de reggae Amir Zidane viralizou na terça-feira (6) mostrando imagens de passageiros no lado de fora do avião da Sriwijaya no Aeroporto de Fatmawati Soekarno na cidade de Bengkulu, na ilha de Sumatra, na manhã de segunda-feira (5) enquanto a carga de frutas era retirada.
Zidane, que postou o vídeo em seu perfil no Facebook, havia se queixado do cheiro desagradável na cabine o que posteriormente levou outros passageiros a se recusarem a viajar a menos que a carga da fruta fosse retirada no avião.
Alguns passageiros também teriam demonstrado preocupação de que o avião poderia estar sobrecarregado por causa das frutas.
Após discussões entre os passageiros e os funcionários em terra da empresa aérea e a tripulação da cabine, a companhia aérea cedeu, atrasando em uma hora o voo que partiria às 10h50 de Bengkulu com destino a Jacarta para remover as duas toneladas da fruta do compartimento de carga.
Ao discutir pela remoção da carga de frutas, alguns passageiros se referiram ao acidente de um avião da Mandala Airlines na capital Medan, no norte de Sumatra, em 2005 que causou a morte de 149 pessoas. Posteriormente foi revelado que a aeronave, a qual falhou na decolagem, estava com uma carga de 2.7 toneladas de durian.
O Comitê Nacional de Segurança no Transporte, no entanto, disse em seu relatório final que uma configuração imprópria de decolagem causou o acidente de avião. Técnicos não identificaram o problema devido a uma execução inadequada do procedimento da lista de verificação, disse.
Em uma coletiva de imprensa após o incidente de segunda-feira, a porta-voz da Sriwijaya, Retri Maya, disse que o transporte da fruta não violou quaisquer regulamentos de voo.
Ela frisou que a carga total incluindo as frutas era de três toneladas, que está bem abaixo da capacidade máxima de transporte da aeronave.
A fruta durian é muito encontrada no Oriente e é espinhosa, semelhante à jaca no aspecto e tamanho e que, apesar de possuir odor considerado repugnante pela maioria dos ocidentais, é considerado pelos orientais – sobretudo de etnia chinesa, tailandesa e malaia – um fruto muito delicioso. Suas sementes se torram e comem como castanhas.
Fonte: Kyodo Imagem: Wikimedia, Banco de imagens