Um distúrbio semelhante à poliomielite, chamado de mielite flácida aguda foi encontrado em 86 crianças desde maio deste ano, no Japão. Dentro desse quadro, só em outubro foram 28 crianças.
As crianças afetadas têm mãos e pés com debilidade, podendo chegar à paralisia, além de outros sintomas respiratórios. Começa com febre e sintomas parecidos com gripe.
A causa é o enterovírus D68 (EV-D68). As províncias onde foram diagnosticadas crianças com o distúrbio são Hyogo, Gifu, Tóquio, Aichi, Fukuoka, Saitama, Chiba, Kanagawa e Osaka.
Como ainda não há vacina uma das formas de prevenção, para proteger as crianças, é orientá-las a lavar as mãos toda hora. Sabe-se que a transmissão ocorre pela tosse. As maiores incidências no Japão foram em crianças de até 5 anos. Mas há possibilidade pequena do adulto se contagiar. Dos 285 casos registrados desde 2015 foram apenas 4 adultos.
O tratamento deve ser feito no hospital e leva mais tempo do que a gripe comum.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar continua advertindo e monitorando pois as infecções estão aumentando rapidamente.
A nomenclatura em japonês é kyusei shikansei mahi (急性弛緩性まひ).
Fontes: Asahi e FNN
Foto: Pixabay