Um japonês praticante de trekking morreu, aparentemente, em decorrência da doença da altitude, em um hotel perto do Monte Everest no Nepal na terça-feira (13), informou a polícia no dia seguinte.
Hiroyuki Yoshizaki, de 63 anos, havia feito o check-in no Hotel Everest Inn em Gorak Shep, um pequeno vilarejo localizado a uma altitude de 5.180 metros, na semana passada.
Ele morreu de suspeita doença da altitude no hotel por volta das 10h20 de terça-feira, disse Rabin Karki, policial do distrito de Solukhumbu onde fica o hotel, à Kyodo por telefone.
Sonam Sherpa, que administra o hotel, disse à Kyodo que Yoshizaki não parecia estar com a saúde boa na segunda-feira e recebeu oxigênio suplementar.
“Pedimos a ele que fizesse a descida porque ele não parecia bem, mas ele insistiu que queria passar outros quatro dias em Gorak Shep. Ele recebeu oxigênio suplementar na noite de segunda-feira e esperávamos que ele ficasse melhor. Ele morreu na manhã de terça-feira”, disse Sherpa por telefone.
Gorak Shep é uma parada popular para praticantes de trekking e alpinistas em rota para o Campo de Base do Monte Everest.
O outono é uma temporada popular para trekking no Nepal. Entre setembro e novembro, dezenas de milhares de praticantes passam pelas rotas que incluem o circuito Annapurna e a região Everest.
Fonte: Mainichi Imagem: Wikimedia