Publicidade View this post on Instagram
Um americano foi morto por uma tribo em risco de extinção no território do arquipélago de Andamão e Nicobar, na Índia.
Pescadores que levaram o homem até a Ilha Sentinela do Norte, que faz parte do arquipélago, dizem que pessoas da tribo o mataram com flechadas e deixaram o corpo na praia.
Ele foi identificado como John Allen Chau, de 27 anos, do Alabama.
O contato com tribos de Andamão que vivem isoladas do mundo não é permitido por causa dos riscos que doenças de fora podem causar a eles.
De acordo com estimativas, o número de sentineleses, que são totalmente separados da civilização, é de somente 50 a 150.
Sete pescadores foram presos por transportar o americano ilegalmente até a ilha, disse a polícia.
De acordo com a mídia local, Chau talvez queria conhecer a tribo para pregar o cristianismo.
Contudo, na mídia social, o jovem se apresentava como um grande viajante e aventureiro.
“A polícia disse que Chau já havia visitado a Ilha Sentinela do Norte umas quatro ou cinco vezes com a ajuda de pescadores locais”, disse o jornalista Subir Bhaumik, que vem fazendo cobertura sobre as ilhas há anos, ao BBC Hindi.
“O número de pessoas que pertence à tribo de sentineleses é tão pequeno, eles nem sabem como usar dinheiro. Na verdade, é ilegal ter qualquer tipo de contato com eles”.
Em 2017, o governo indiano também disse que tirar fotos ou fazer vídeos das tribos aborígenes do Andamão seriam puníveis com até três anos de prisão.
A agência de notícias AFP, citando uma fonte, disse que Chau havia tentado chegar até a ilha em 14 de novembro, mas não conseguiu. Ele então tentou novamente dois dias depois.
“Ele foi atacado por flechas, mas continuou andando. Os pescadores viram pessoas da tribo amarrando uma corda em volta do pescoço dele e arrastando o corpo. Eles ficaram com medo e fugiram”, frisou o relato.
O corpo de Chau foi visto em 20 de novembro. De acordo com o Hindustan Times, seus restos mortais ainda não foram recuperados.
“É um caso difícil para a polícia”, disse Bhaumik. “Você nem pode prender os sentineleses”.
Fonte: BBC